''O QUE É PEDAGOGIA''
-Autor Paulo Ghiraldlli Jr. 4ª edição. Editora brasiliense. Coleção primeiros passos. 79 páginas.
-O presente livro se divide em 9 partes.
-Primeira parte (Palavras iniciais)
Neste primeiro momento aprendemos sobre a definição de pedagogia, que tem o significado ''condução da criança'' esta atividade era exercida pelos escravos quando conduzia a criança aos locais de estudo. Em termos atuais a pedagogia tema tarefa de usar meios,formas e mecanismos que ajudem e tragam o conhecimento aos ser humano. Logo teoria e prática são corpo e alma da pedagogia.
Aqui aprendemos e vemos a importância da origem das palavras e a origem da história que auxiliam o sociólogo na sua busca por compreender a função de ensina e que tudo o que o sociólogo pode aprender deve servir para construir um bom conhecimento em sala de aula. Logo a sociologia precisa da etimologia e da história de como tal ciência se originou bem como ser uma forte ferramenta para o estudo daquela sociedade antiga (Grécia e seu escravo pedagogo).
-Segunda parte (A pedagogia moderna é uma pedagogia burguesa). A pedagogia como conhecemos tem base no mundo moderno. Esse mundo Burguês tão criticado pelas novas ideologias foi quem realmente gerou a pedagogia.Lutero o líder da Reforma Protestante é visto neste ponto como um protagonista da pedagogia moderna, é dito também que Comênio é um autor clássico da pedagogia. Logo depois vem Rousseau um francês que defendia a pedagogia.é no século XIX que Herbart edifica a pedagogia como ciência.
Aqui o sociólogo se dá conta do caráter cientifico da pedagogia e com isso em mente o sociólogo pode estabelecer uma compreensão maior na sua forma de ver a pedagogia e todo o processo de amadurecimento. O professor de sociologia ao ler este segundo ponto permite fazer alusões aos pensadores importantes que marcaram época e assim começar a imprimir somas sociológicas.
-Terceiro ponto (Pedagogia prática docente no Brasil). Aqui é ensinado que a pedagogia domanite é a liberal burguesa. Posteriormente a pedagogia tradicional entende a escola como ambiente de preparação. A pedagogia tecnicista ver a escola como uma organização. Depois destas pedagogias domanites o autor do livro diz que existe outras pedagogia não domanites. A pedagogia libertária ver a escola como uma comunidade. A pedagogia libertadora ver a escola como uma instituição formal. A pedagogia critico-social dos conteúdos ver a função social da escola.
-Quarto ponto (As pedagogias no desenrolar histórico Brasileiro). A principio o Brasil conheceu sua primeira forma de pedagogia, a pedagogia jesuítica. Posteriormente a teoria cientifica do positivismo chega ao Brasil.Essa pedagogia jesuítica cria a pedagogia tradicional brasileira. E a era da polemica toma conta do Brasil pedagogia nova contra pedagogia tradicional. é dito que na época da ditadura se abortou a pedagogia libertadora.Por fim as três principais correntes antipedagogia são: pedagogias não diretivas, teorias desescolarização e teoria crítico-reprodutivista.
Aqui neste ponto o sociólogo ao entender bem o cenário e os conflitos que envolveram várias formas de ver o mundo, se destaca a época da ditadura milita de 1964, um período criticado pela esquerda e defendido pela direita. Neste momento quando o sociólogo ao abordar este período o mesmo deve ter sabedoria para saber equilibrar o que os dois lados dizem sobre estes fatos. É uma época cheia de polemica, mas que pode ser aproveitado para estabelecer as visões da sociologia sobre aqui período em que os homens usavam a força. E detalhe podemos observar que a pedagogia esta vinculada com outras áreas do saber assim como é a primazia da sociologia.
-Quinto ponto (Construindo uma pedagogia progressista). Este ponto o autor vai estabelecer uma socialização dos conteúdos. Novamente a utilização da história para trazer uma explicação melhor é novamente usada. Segundo o livro os gregos usaram três palavras para falar sobre ''saber.'' A primeira era doxa, a segunda era sofia e a terceira era episteme. E a ideia aqui é fazer com que o professor tenha autoridade e sabedoria na sala de aula, onde ele deve criar e falar sobre o conhecimento.
-Sexto ponto (Pedagogia e concepção da história). As concepções de ver a historia são: linear,circular, ascensão e queda e ziguezague. é mérito da pedagogia liberal burguesa o fato de que a ascensão social é causada por ela. Ela acredita em vocações.
-Sétimo ponto (Para além da pedagogia moderna: pedagogia socialista). A partir da revolução francesa. Aqui temos uma grande mudança na pedagogia e na própria sociedade. Marx,Gramisc vão tentar realmente mudar tudo. No viés da pedagogia os socialistas querem seus sonhos realizados.
Aqui o sociólogo já entra numa polemica sem fim. Porque o socialismo quer mudar a pedagogia, bem como as demais áreas de saber. Aqui destaco a ideia de usar temas políticos para ensinar determinados assuntos.
-Oitavo ponto (Palavras finais). A critica ao sistema da pedagogia burguesa é de origem marxista, onde o marxismo tenta minar os os argumentos da burguesia. Neste ponto o que vemos é uma releitura trazida pelos socialistas.
-Nona parte (Indicação de leitura). Aqui é mencionado certos tipos de literatura.
Em geral aprendemos o que é pedagogia, e, como a relação teoria e prática são importante ter o equilíbrio. O sociólogo ao entender toda esta trajetória pode facilitar o ato de ensinar. é importante a constante leitura de bons livros para pesquisar. Ler deve ser uma função essencial para a atuação do sociólogo.
-Portanto o sociólogo na sua função deve ler a história e a origem de algo com métodos científicos e com isso adquirir senso critico e sabedoria para passar o conhecimento de uma forma mais fácil.
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