A controvérsia Trinitariana
Resumo do capítulo 12 do livro ''A história das doutrinas cristãs'' de Louis Berkhof.
1. PANO DE FUNDO
⇨Ário e Atanásio entraram em um grande conflito de fé/teológico.
⇨Os Pais da igreja Primitiva, conforme vimos, não tinham ideia clara sobre a Trindade.
⇨Alguns deles concebiam o LOGOS como: razão impessoal.
⇨Outros, reputavam-no pessoal e co-eterno com o Pai, mas javia certa subordinação mesmo sendo participante da essência divina.
⇨O Espírito Santo de Deus não ocupava lugar nas discussões.
⇨Tertuliano declara a TRI-PERSONALIDADE DE DEUS e a manter a unidade substancial das três pessoas.
⇨O monarquianismo sua enfase era a unidade de Deus a a verdadeira deidade de Cristo.
⇨Tertuliano e Hipólito combateram tais pontos de vista.
⇨Nem a fraseologia de Origenes a cerca da Trindade se mostrou inteiramente satisfatória. Não teve êxito ao tentar fazer uma exposição bíblica sobre a relação das três pessoas para com a essência una da Deidade. Se afastou do que ensinava a Escritura.
2. NATUREZA DA CONTROVÉSIA
⇨Ário e o arianismo
⇨As ideias antitrinitariana de ário, um presbítero de Alexandria criou o conflito trinitariano.
⇨Sua ideia era o principio monoteísta monarquianismo buscava passagem onde o Filho de Deus era inferior ao Pai.
⇨Oposição ao arianismo
⇨O grande Atanásio surge como o campeão da santa verdade
3.CONCÍLIO DE NICEIA
⇨Em 325 d.C., os arianos repudiavam a ideia de uma geração não-temporal,eterna, ao passo que Atanásio assim afirmava.
⇨Os arianos sustentava que o FILHO fora criado do não existente, enquanto que Atanásio SUSTENTAVA que ele fora gerado da essência do Pai.
⇨Os arianos mantinham que o FILHO não era da mesma substância do Pai, mas Atanásio dizia ser Ele HOMOOUSIOS.
4.CONSEQUÊNCIAS: [ATHANASIUS CONTRA ORBEM]
⇨Natureza insatisfatória da decisão
⇨A decisão do Concílio de Niceia não pós fim na controvérsia; antes foi o começo.
⇨Ascendência temporária do sem-arianismo na igreja oriental
⇨Atanásio foi o maior homem de sua época, um erudito e pronto a sofrer pela verdade. A igreja gradualmente se foi tornando ariana, mas, predominantemente semi-ariana.
⇨Os três conceitos arianos: HETEROOUSIOS (de susbstância diferente da do Pai). ANOMOIOS, (diferente do Pai), e os HOMOIOUSIOS (de igual substância com o Pai). Mas todos estes se recusavam a acerca da fraseologia NICENA.
⇨Mudança de maré
⇨Por ocasião do Concílio de Sirmium em 357, foi feita uma tentativa de unir todas as divisões, eliminando-se o emprego de termos como OUSIA, HOMOOUSIOS e HOMOIOUSIOS, por
pertencerem a questões fora do conhecimento humano.
⇨Os três Capadócios: Basílio o Grande, Gregório de Nissa e Gregório Nazianzeno viam os vocábulos: HIPOSTASIS, por ser sinônimo de OUSIA (essência) quando de PROPOSON (pessoa), e assim limitaram seu uso.
⇨Ao invés de terem como ponto de partida a única coisa divina, conforme fizera Atanásio, partiram das três HIPÓSTASE pessoas no ser divino, procurando sujeitá-las ao conceito da divina OUSIA.
⇨A DISPUTA EM TORNO DO ESPÍRITO SANTO.
⇨Ário afirmava que o Espírito fora o primeiro ser criado pelo filho, opinião que se harmonizava como a de Orígenes.
⇨Atanásio dizia que o Espírito do SENHOR é da mesma essência que o Pai, mas o credo niceno contém apenas uma declaração indefinida : ''E(eu creio) no Espírito Santo.''
⇨Hilário de Poitiers, no Ocidente, afirmava que o Espírito Santo, não podia ser estranho à essência divina.
⇨O bispo de Constantinopla, Macedonio, afirmava que o Espírito é uma criatura subordinada ao FILHO. Os PNEUMATOMAQUIANOS. Posteriormente houve uma aceitação no concílio de Constantinopla em 381 d.C.,
⇨Complementação da unidade da Trindade
⇨A declaração do Concílio de Constantinopla mostrou-se insatisfatória em dois pontos:
1)Não se usou o termo HOMOOUSIOS, de modo que a consubstancialidade do Espírito Santo com o Pai foi diretamente asseverada.
2)a relação entre o Espírito Santo e as outras pessoas não foi definida. Os teologos ocidentais geralmente diziam que o Espírito procedia do Pai quanto do Filho; e no sínodo de TOLEDO, no ano de 589 d.C., foi adicionado o famoso ''FILIOQUE'' ao símbolo Constantinopolitano.
⇨João Damasceno formula uma posição final segundo ele, há apenas uma essência divina, mas três pessoas ou HIPÓSTASES. Aconcepção ocidental da Trindade chegou à declaração final na grande obra de Agostinho, DE TRINITATE.
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