Introdução:
➤Dentro dos estudos de ética crista, vamos abordar um tema extremamente polêmico. A pena de morte. Todos têm sua opinião, mas qual seria a mais lógica a ser seguida? Um tema muito complicado que tem deixado muitas pessoas preocupadas e aflitas. Seria algo justo? Religiosos de boas intenções tem usado dois textos clássicos para se opor a ideia da pena de morte. Estes textos são: Êxodo 20.13 ‘‘Não matarás.’’ e Mateus 5.39 ‘‘Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.’’ E agora como fica a questão? Como solucionar a questão? O que você tem a dizer?
A teocracia de Israel.
➤Em Israel quando era uma teocracia determinados pecados eram punidos com a morte. (Deus falou pra Adão o seguinte: ‘‘Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17). É fato que a morte vem a todos os homens. Mas nunca foi o desejo de Deus que o mal, a injustiça e as enfermidades dominassem o mundo, para isso Deus envia o seu Messias.
Os pecados relacionados com a vida humana eram punidos com a morte.
No Novo Testamento.
No Novo Testamento não encontramos nenhum tipo de oposição a pratica da pena de morte! Ou seja, se não tivesse pena de morte na época de Jesus por exemplo ele nunca teria morrido na cruz.
O que dizem os defensores conhecidos como REABILITACIONISMO. Ensinamento este que afirma o seguinte: não se permite a aplicação da pena de morte para nenhum crime. Eles usam Êxodo 20.13 e outro o versículo chave ‘‘O segundo, semelhante a este, é: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’’- Mateus 22.39.
A hermenêutica e a exegese do livro de ÊXODO 20.13.
Explicação infelizmente muitos não leem a bíblia completamente e se esquecem dos contextos posteriores e anteriores.
Para entender este texto é preciso ler Êxodo 21.12 que diz: ‘‘Quem ferir um homem, vindo a matá-lo, terá que ser executado’’-NVI.
Você percebe que existe duas afirmações diferentes? Como entender isso? Uma diz que você pode e a outra diz que não. Os verbos em hebraico são os mesmo para ambas as passagens.
Perguntamos aos REABILITACIONISMO como resolver está situação?
Nossa explicação.
Êxodo 20.13 a palavra morte não deve ser interpretada como algo que foi causado por preconceito, discriminação, um inocente, falta de prova, inveja, cobiça ou vingança.
E logo não está em jogo a morte como aplicação da justiça de Deus.
Mas os REABILITACIONISMO. Vão dizer que somente Deus pode acabar com a vida!
E agora? O que dizer diante desta contra argumentação?
Vamos perguntar e pensar um pouco?!
Perguntamos aos REABILITACIONISMO como Deus consegue tirar a vida de um homem de maneira justa?
A lógica vai dizer que Deus usa os juízes e os magistrados (os homens) que foram por Ele estabelecidos- Rm 13.
Como não conseguem achar fundamentação para a sua posição no Antigo Testamento, logo correm para o Novo Testamento.
Citam logo de cara Mateus 5. 39 como ataque máximo.
Como resolver esta questão?
É preciso entender o contexto sobre o qual Jesus está se referindo!
O contexto é de vingança, e a expressão ferir na face de alguém no período era trazer injuria, ofensa e afronta ,ou seja, Jesus está querendo dizer que se alguém te OFENDER NÃO REVIDE NA MESMA MOEDA.
O texto também não está proibindo a autodefesa de uma ameaça ou de uma agressão física.
O texto de Mateus 5.39 fala de vingança.
Conclusão: Em nenhum lugar da bíblia a pena de morte é proibida.
Questionário.
1. A frase ‘‘não mataras’’ significa?
a) Proposicional
b) Doloso
c) Não sei
d) Qualificado
e) As alternativas a e d estão corretas.
2. Quais são os textos que é usado pelos REABILITACIONISMO?
a) Genesis 1.26
b) Genesis 2.17
c) Rm 13
d) Êx 20.13; Mt 5.39; Mt 22.39
e) Todas as alternativas estão erradas.
Gabarito
1. e 2. d
Por LUCIANO FIRMINO DO VALE.
Teólogo, Apologista e Sociólogo.
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