quarta-feira, 13 de junho de 2018

Um pouco sobre angeologia

Um pouco sobre angeologia


Introdução


➤A palavra angeologia significa:Doutrina que estuda os anjos. Os anjos são outros seres criados por Deus antes do ser humano  (Adão e Eva) e que estão em um outro universo diferente do nosso.
A bíblia é criticada pelos céticos porque ela não aceita as crenças dos homens no que diz respeito aos seres espirituais, parece que todos tem alguma ideia do que seja um anjo. E você tem alguma ideia sobre anjos, querubins, serafins, arcanjos? Vamos observar o que dizem por ai sobre os anjos para saber se está correto ou se no final das contas tudo é fruto do imaginário  popular?

Capitulo 1

Pelo que eu pude notar existe na opinião de pessoas comuns e de religiosos certas classificações.Filmes, series e novelas apresentam algum tipo e conceito ou imagem do que sejam os anjos. Veja por exemplo que alguns dizem que existe uma primeira classe ou esfera de anjos que seriam: tronos(São Tomas de Aquino chama de coro), os querubins são retratados como bebês ou como terríveis monstros de quatro cabeças e os serafins dizem que eles protegem o trono iluminado. Já na segunda classe vemos as dominações são anjos antigos e tem instrumentos, virtudes são capazes de criar milagres e de causar fenômenos na natureza, as potestades protegem a humanidade. Na terceira classe temos os principados eles orientam os reis da terra, arcanjos são mensageiros e guerreiros do divino e os anjos que são denominados de anjos da guarda, mas são capazes de assumir formas humanas (existe muito mistério e muito engano em torno dos anjos). 
➤E assim as historias e as opiniões tem aumentado com o passar do tempo.

Capitulo 2

No Brasil a partir dos anos 90 Monica Buonfiglio foi a principal expositora  da teoria dos anjos cabalísticos. Tudo isso nos mostra que o ser humano é totalmente fascinado pelo mundo espiritual.
➤Como você pode perceber cada religião vai apresentar suas opiniões, o catolicismo vai dizer uma coisa, o espiritismo vai dizer outra, o islamismo diz outra coisa e nada é igual. Sempre vai existir contradição no que cada um fala.


Capitulo 3


➤Pelo fato de sabermos que a bíblia é a única e autentica Palavra de Deus somente ela poderá revelar a verdade espiritual aos seres humanos que estão totalmente cegos e separados no que diz respeito as coisas espirituais. Pegunto, quem criou os anjos? Por que os anjos foram criados? Qual é a definição de anjo no hebraico e no grego clássico? Qual é sua natureza?

Capitulo 4

Quem criou os anjos? É interessante notar que não existe versículo que diga que Deus criou os anjos, mas de acordo com alguns textos bíblicos o Eterno foi o verdadeiro criador de tudo o que se pode imaginar. Gn2.1; Sl 148.2; Jó 38.7; Cl1.16; Mt 22.30. O curioso também é que eles foram criados logo de uma vez só, porque não são raças e nem se procriam.
Por que os anjos foram criados? A resposta está no livro de Hebreus 1.14 que diz:''Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?'' Ou seja, para os teólogos os anjos tem a capacidade de revelar a grandeza do amor de Deus e de sentir isso, os anjos também permite lembre que o mundo espiritual é eterno e real, os anjos fazem a vontade do Eterno e os anjos glorificam o Eterno.
Qual é a definição de anjo no hebraico e no grego clássico? 
A definição de anjo no hebraico vem do vocábulo mal'ãkh e significa um mensageiro de Deus intimamente ligado a Ele face a face. Já no grego a palavra angelos descreve a função de mensageiro, embaixador, que fala e age em lugar daquele que mandou. Observem que os vocábulos mal'ãkh e angelos descrevem anjos bons e maus.
 Qual é sua natureza? Cremos de acordo com a bíblia que Deus criou somente dois tipos de seres intelectuais os anjos e os humanos, logo por via de regar seres como extraterrestres, sereias, fantasmas etc não existem e nem foram criados por Deus. Leia Cl1.16 a bíblia revela o que Deus criou. A natureza dos anjos foi uma criação divina, logo todos eles são seres criados. Os anjos são seres espirituais, são seres pessoais, são seres imortais, são numerosos, são seres assexuados, ou seja, eles não propagam suas especies por meio de relação sexual, são seres poderosos e velozes e são seres intelectuais e gloriosos.

Conclusão

Falar sobre anjos para alguém ainda permite um certo tipo de curiosidade e de mistérios em torno deles.Mesmo cada um tendo sua pluralidade podemos saber verdadeiramente que Deus é o criador e que somente Ele diz a verdade por meio de sua Palavra divina.



Por LUCIANO FIRMINO DO VALE.

Teólogo, Apologista e estudante de Sociologia.

Gostaria de obter mais informações?

Escreva no canal ou pelo e-mail:

cientistadareligiaoesociologia@gmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR QUE O ESPÍRITO DE DEUS LEVOU JESUS AO DESERTO PARA SER TENTADO PELO DIABO?