quarta-feira, 6 de junho de 2018

Sansão cometeu suicídio? Como explicar Juízes 16.28-31?


Sansão cometeu suicídio de acordo com Jz 16.28-31? 

https://www.youtube.com/watch?v=fnLba578biM&t=91s


























Introdução. 

❖ - O sociólogo francês Émile Durkheim pai da sociologia, classificou o suicídio de quatro formas:
1. egoísta.
2. altruísta.
3. fatalista.
4. anômico.
- Com isso em mente Émile consegui responder qual era as causas para o suicídio.
- Segundo o ‘‘Dicionário Bíblico Wycliffe.’’ Na página 1857 faz uma brilhante definição do que seja suicídio.


‘‘SUICÍDIO Ato voluntário e intencional de se matar. Embora não exista nenhuma lei específica registrada na Bíblia contra o suicídio, essa proibição deve ser entendida como uma expansão e uma extensão, do mandamento que diz: “Não matarás1’ (Ex 20.13). A maneira como o Senhor Jesus Cristo desenvolve a aplicação de vários mandamentos em Mateus 5, representa uma comprovação desse conceito. Embora o suicídio fosse considerado por muitos pagãos, romanos e alguns filósofos gregos (até Sócrates providenciou sua própria morte ingerindo intencionalmente uma certa dose de cicuta) como um ato nobre em um momento de adversidade, os israelitas e os primeiros cristãos acreditavam que tirar a própria vida era uma atitude totalmente errada. Existem pelo menos dois exemplos notáveis de suicídio na Bíblia Sagrada. Saul (1 Sm 31.4) e Judas (Mt 27.5; At 1,16-20) e, nos dois casos, eles foram levados a esse ato de autodestruição pelo remorso em relação àquilo que praticaram. A crescente incidência de suicídios no mundo tem se constituído um grave problema da atualidade.’’

Capitulo 1 

- Alguns líderes religiosos aceitam em certo sentido o suicídio cristão. Mas veremos aqui que tal ideia absurda não tem coerência com a Escritura Sagrada!
- Falando um pouco sobre o contexto de Juízes.

❖ -Podemos o livro da seguinte forma: 
1. Apatia (1-2)
2. Apostasia (3-16)
3. Anarquia (17-21) ❖ - O versículo chave para entender o livro é Jz 17.6 ‘‘cada qual fazia o que achava mais reto.’’ - O mundo naquele período de tempo era assim: Deus não era mais o rei de Israel, as tribos se dividiram-se, o povo misturou-se com as nações pagas um verdadeiro mundo imoral e sem Deus (com certeza o livro de Dan Brown ‘A origem’ onde o livro tenta falar sobre o esquecimento ou desaparecimento da crença em Deus e como seria isso; não chega nem perto do que era aquela sociedade retratada no livro de Juízes era!). - Mas Deus precisava castigar seu povo. O livro de Juízes pode ser resumido na seguinte referencia (Jz 2.10-19). É importante lembrar que os escolhidos são 12 afim de derrotar o inimigo específico. Eles eram líderes locais que livrariam o povo de várias opressões. - O que chama a atenção é que o Espirito de Deus atua nos escolhidos de uma forma inimaginável, dando a eles poderes e autoridades/ força uma espécie de revestimento  (Jz 11.29).

- Precisamos olhar o contexto e nele permanecer.  - Ficamos sabendo que nas primeiras leituras o povo não conquistou a terra, não obedeceram aos mandamentos, eles deixaram Deus em troca de falsos deuses. - No livro de Juízes Deus estava com os juízes e não com o povo! (Jz 2.18). Este versículo ajuda a entender porque Sansão NÃO cometeu suicídio. O texto diz que ‘‘o SENHOR era com o juiz e os libertava da mão dos seus inimigos.’’ E Deus não libertou e não estava com Sansão?! E o texto diz mais, ‘‘o SENHOR se compadecia deles.’’ - Agora a história de Sansão começa a fazer sentido. Seu nascimento é anunciado por um anjo. Mas, é fato que Sansão andou no caminho do pecado. Ele despreza a herança, afronta seus pais, contamina seu corpo. - O nome Sansão significa ‘‘como o sol’’ no livro de Juízes ficamos sabendo sobre a missão de Sansão, sua queda e seu arrependimento. Algo que jamais poderia acontecer acaba acontecendo! O sobrenatural acontece na vida de Sansão o cabelo dele começa a crescer e Deus se manifesta na vida dele para trazer justiça e libertação para os seus servos. (Jz 16.22).

 Conclusão 

- Não encontramos nenhuma evidencia de suicídio, depressão ou eutanásia na mente de Sansão. Encontramos um homem que pecou e foi escravo numa guerra sem fim, um homem tão forte que ficou tão fraco e incapaz de se defender. - Todavia ele precisava entender que não era a força sobrenatural que era sua proeza e sim a pessoa de Deus. Mais uma vez a misericórdia de Deus esteve com Sansão, e isso nos faz lembrar que Deus nos deu um Espirito de Poder! ‘‘Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio’’ (2Tm 1.7). Logo não existe hipótese alguma para crer que Sansão cometeu suicídio. - Caso esteja passando por dificuldade que pra você estão além de suas forças lembre-se do amor e da esperança em Deus nada está perdido se você meu amigo estiver na fé em Cristo.
 -Deixo alguns versículos de animo e de meditação para cada um de nós. Deus te abençoe ricamente. 

‘‘Em ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado nem que os meus inimigos triunfem sobre mim! Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente.’’  Salmos 25:2-3

- Sansão deveria ter em sua alma este versículo.
‘‘Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.’’  1 João 3:3

‘‘Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!’’ Salmos 31:24

‘‘Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.’’  Salmos 33:20

‘‘Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.’’  Salmos 33:22

‘‘Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti.’’  Salmos 39:7



‘‘Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.’’  Salmos 42:11

‘‘Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.’’  Salmos 62:5

‘‘Tu nos respondes com temíveis feitos de justiça, ó Deus, nosso Salvador, esperança de todos os confins da terra e dos mais distantes mares.’’ Salmos 65:5

‘‘Tu és o meu abrigo e o meu escudo; e na tua palavra depositei a minha esperança.’’ Salmos 119:114

‘‘E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.’’ Romanos 5:5

‘‘Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.’’  1 Tessalonicenses 1:3

‘‘o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.’’  1 Timóteo 6:16

Por LUCIANO FIRMINO DO VALE.

Teólogo, Apologista e Cursando Licenciatura em Sociologia.

Gostaria de obter mais informações?

Escreva no canal ou pelo e-mail: 

cientistadareligiaoesociologia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR QUE O ESPÍRITO DE DEUS LEVOU JESUS AO DESERTO PARA SER TENTADO PELO DIABO?